Mineração pedra São Tomé das Letras é tema de livro

Será lançado nesta quinta-feira, às 18 horas, o livro Controle Ambiental na Mineração de Quartzito – Pedra São Tomé.

O lançamento acontece no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), à av. Contorno, nº 4520.

O livro é o resultado dos estudos de adequação ambiental da atividade de extração de quartzito na cidade de São Tomé das Letras, realizado pelo sub-projeto Mineração de Quarzito, do Projeto Minas Ambiente.

A publicação é fruto de uma parceria entre a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

Mais o Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear e Comissão Nacional de Energia Nuclear(CDTN/CNEN).

Eos Departamentos de Engenharia Sanitária e Ambiental – DESA – e Engenharia de Minas – DEMIN – da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Com a participação ativa de empresários e de empresas de consultoria brasileiras e alemã.

O objetivo da publicação, além do registro factual de todo o processo, é suprir a literatura sobre a identificação e proposição de alternativas à melhoria da qualidade ambiental no processo de extração de quartzitos.

A região de São Tomé das Letras é o mais importante centro brasileiro de lavra de quartzitos plaqueados ou folheados, utilizados como material de ornamentação e revestimento.

Sua produção constitui a principal atividade econômica da região, gerando empregos não só para a maior parte da população local, como também para centenas de moradores das cidades vizinhas.

Com a participação ativa da Feam, o controle ambiental na mineração de quartzito resultou em processos de licenciamento das mineradoras da região, o que significa um maior controle ambiental desta atividade.

De acordo com a avaliação da própria Feam, todos estes estudos tiveram sucesso em seus resultados, o que se comprova com a melhoria significativa do meio ambiente da região de São Tomé das Letras, além de um melhor desempenho econômico das empresas mineradoras.

Um exemplo é o aproveitamento de resíduos que resultou em uma ampliação da exportação para empresas européias de um material antes não aproveitado.

Outro ponto que merece destaque é a revitalização do turismo em São Tomé das Letras, consequência do maior controle ambiental da mineração de quartzito naquela região.

Fonte:

www.agenciaminas.mg.gov.br

Orçamento | AQUI

Extração da pedra são tomé se faz somente na cidade de São Thomé das Letras